Divirta-se a matar a sua curiosidade com o CuriosoWiki

7 curiosidades sobre a Grécia

0 comentários

7 curiosidades sobre a Grécia
  • Na Grécia, em especial nas suas aldeias, o pão é considerado como um dom de Deus; As pessoas mais velhas benzem-no e fazem uma cruz no pão antes de o cortar.
  • Alguns gregos acreditam que se possa ter mau-olhado, por ciúme ou inveja. Sendo que uma pessoa que sofra por mau-olhado tende a sentir-se mal física e psicologicamente. Para evitar isso, existem alguns amuletos típicos da Grécia, tais como: bolas de gude com um olho pintado, pulseiras azuis, alho ou cebola.
  • Os gregos nunca dão uma faca para a mão de outra pessoa, mesmo que esta a peça. Eles acreditam que se fizerem isso vão num momento seguinte andar à luta. Pelo que, quando alguém pede uma faca a um grego, eles, o máximo que fazem, é colocá-la em cima da mesa para a outra pessoa a recolher.
  • Os sacerdotes ortodoxos gregos (papas) são muito venerados e tem-se como costume beijar-lhes a mão quando são cumprimentados. Hoje em dia, isto só se aplica nas pequenas aldeias gregas. Acreditam ainda que ver um gato preto e um sacerdote no mesmo dia é sinónimo de má sorte.
  • É habitual os gregos ‘cuspirem’ sobre si mesmos para se protegerem do mal. Quando um grego ouve uma notícia má, costuma cuspir sobre si próprio três vezes para dessa forma se proteger da possibilidade que algo mau lhe aconteça. Não se trata de cuspir de verdade, mas sim de reproduzir o som, apenas.
  • Na Grécia o dia de má sorte não é a sexta-feira 13, mas sim a terça-feira 13.
  • Quando duas pessoas dizem o mesmo de seguida, imediatamente dizem “piase kókino”, um para o outro e ambos têm que tocar em algo vermelho que se encontre à volta. Isto acontece porque os gregos acreditam que dizendo o mesmo é um mau presságio e que as duas pessoas lutarão se não tocam em nada vermelho.
Partilhe este artigo no :



 
Copyright © 2013 - Curiosidades | Curioso Wiki @ Todos os Direitos Reservados
Template orgulhosamente produzido para Blogger