Divirta-se a matar a sua curiosidade com o CuriosoWiki

8 curiosidades sobre as SMS

0 comentários

8 curiosidades sobre os SMS
  • O primeiro SMS foi enviado em 1992 pelo engenheiro britânico Neil Papworth, que escreveu desde o seu computador para o seu amigo Richard Jarvis, “Happy Christmas”, e este recebeu num Orbitel 901. No ano seguinte, 1993, a Nokia lançou no mercado o primeiro telemóvel que permitia o intercâmbio de mensagens SMS entre utilizadores. Foi o Nokia 2110 marcou o início dos SMS de forma comercial.
  • O SMS é o serviço mais utilizado de dados móveis, usado por cerca de 74% dos utilizadores de telemóvel em todo o mundo, com 3700 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.
  • Durante o ano de 2011 foram enviadas mais de 7000 biliões de mensagens. Colocando estes dados em perspectiva , isso  supõe que a cada segundo se envia 193000 SMS no mundo inteiro.
  • O SMS é o meio de comunicação favorito na hora de se felicitar as pessoas na passagem de ano e no Natal. Isso incrementa, em regra, uns 80 a 96% dos valores normais de envio.
  • Friedhelm Hillebrand, encarregado do desenvolvimento dos valores standard relativos `voz de GSM, é o homem responsável que inventou a cifra dos 160 caracteres da SMS em 1985. Devido à escassez de largura de banda na tecnologia móvel da época, Hillerbrand limitou o SMS aos caracteres que normalmente se escrevem num postal. De facto, o standard permite 140 bytes de user data.
  • Apesar de toda a gente ter memorizado onde estão as letras do teclado dos seus telemóveis na hora de escrever uma SMS, poucos sabem que a forma atual como estão colocadas as letras do telemóvel chama-se tecnicamente de ISO/IEC 9995-8, e é um standard que foi estabelecido em 1995.
  • No dia 13 de Novembro de 2012, o norueguês Frode Ness entrou no Livro dos Records do Guiness por ter escrito a SMS mais rápida até à data. Escrevendo uma SMS sem erros de 160 caracteres em 34,65 segundos.
  • Durante os primeiros anos em que surgiu a SMS, só se podiam enviar SMS entre utilizadores com o mesmo operador. Desde o começo da década de 2000 desenvolveram-se standards de interoperabilidade que permitem atualmente a comunicação de utilizadores entre operadores distintos.
Partilhe este artigo no :



 
Copyright © 2013 - Curiosidades | Curioso Wiki @ Todos os Direitos Reservados
Template orgulhosamente produzido para Blogger