Divirta-se a matar a sua curiosidade com o CuriosoWiki

10 curiosidades sobre o cérebro humano

0 comentários

cerebro
  • O cérebro não sente dor. Como o cérebro é o responsável por processar a dor inferida noutras partes do organismo, nele mesmo não é possível sentir dor. Ironicamente ele é encarregado por nos fazer sentir dor no resto do corpo, mas nele mesmo não é possível gerá-la.
  • O cérebro tem grandes necessidades de oxigénio. 20% das necessidades de oxigénio e de calorias do nosso corpo provêm do cérebro, apesar de ironicamente ele só pesar em média 2% da massa corporal.
  • 80% do cérebro é água. Apesar do cérebro ser relativamente sólido, o cérebro é composta por 80% de água. Isto intensifica a importância de nos mantermos totalmente hidratados para o bem-estar da mente.
  • O cérebro ativa-se pela noite. Quando o resto do corpo diminui a sua atividade alcançando mínimos durante os momentos em que estamos a sonhar, o cérebro aumenta a sua atividade, inclusive sendo mesmo maior do que quando estamos despertos.
  • O cérebro humano trabalha a uma média de 15 watts de potência. Um cérebro adulto consome em média, por dia, 250 a 300Kcal, o que supõe uma potência de cerca de 15 watts para um cérebro médio de 1300 - 1400 gramas.
  • O cérebro muda de forma durante a puberdade. Durante a adolescência, o ser humano muda de aspeto físico, e também muda a sua forma de pensar, já que as estruturas do cérebro mudam por completo. Até que esta mudança esteja terminada, o ser humano não é capaz de assumir os riscos das suas ações.
  • O cérebro é capaz de armazenar tudo. Tecnicamente, o cérebro humano tem a capacidade de armazenar todas as experiência, tudo aquilo que se vê, tudo o que se ouve e inclusivamente todo aquilo que sentimos. Na maioria dos casos isso não acontece, apesar de que, existem pessoas como Jill Price, que é uma mulher que não consegue esquecer nada do que lhe acontece.
  • A informação no cérebro viaja a diferentes velocidades. Os neurónios no cérebro estão situados em sítios diferentes, sendo por isso que a informação viaja através deles a distintas velocidades. Esta é a razão porque em algumas ocasiões conseguimos aceder a informações instantaneamente, enquanto em outras ocasiões demoramos um pouco mais de tempo.
  • Um Q.I maior equivale a mais sonhos. Quanto mais inteligente se é, mais sonhos temos durante a noite. Sendo que um elevado Q.I pode mesmo chegar a combater doenças mentais, e existem mesmo casos de pessoas que são literalmente mais inteligentes nos sonhos do que quando estão acordados.
  • Em 1935 nasceu nos Estados Unidos da América, um menino sem cérebro, tendo sobrevivido apenas 27 dias.
Partilhe este artigo no :



 
Copyright © 2013 - Curiosidades | Curioso Wiki @ Todos os Direitos Reservados
Template orgulhosamente produzido para Blogger